quarta-feira, 29 de abril de 2009

Governar para a estatística

A tão aguardada reflexão sobre as Novas Oportunidades, uma das bandeiras do governo de José Sócrates, é mais uma medida para a estatística. Qualquer pessoa que não tenha terminado o ensino secundário (10º, 11º, 12º ano) pode fazê-lo.
Muito simples, basta fazer umas pesquisas pela Internet, ou copiar os mesmos textos de outros colegas, não por os pés na escola, recebe uns pontos pela enfadonha pesquisa/copia que fez e já está... Recebe um diploma com o 12º ano completo, isto não é facilitismo? Este país que tem o maior abandono escolar da Europa agora da-se ao luxo de um aluno com o 9º ano inscrever-se nas Novas Oportunidades e nesse mesmo ano fazer três anos de escolaridade. Num espaço de dois anos Portugal já esta na media da Europa de alunos com o 12º ano completo... Fantástico!!! Agora José Sócrates, já conhecido por dormir a pensar como lixar os outros, vem apresentar uma nova medida para as estatísticas, o 12º ano vai passar a ser obrigatório! Sem estudos de quanto vai custar, sem saber a disponibilidade das escolas, sem saber o que pensam os directores de escolas. Sim, deve-se apostar no ensino, mas neste momento como as coisas estão em Portugal os cursos tecnológicos devem ser prioritários! Portugal precisa de formação técnica, profissionais capazes!
Este senhor até pensou numa medida surreal, mas lá viu que o Estado ia perder muito dinheiro e recuou, não é que pensou que qualquer pessoa sem carta de condução podasse conduzir veículos, desde que acompanhada por um individuo encartado...
Tanta trapalhada ó Zé, por muito menos Santana Lopes foi corrido de Primeiro-Ministro...

Sem comentários: